3 dicas para ter um bom desempenho no dia das mentiras

As minhas férias na Serra Nevada

Ontem à tarde regressei das minhas férias na Serra Nevada, onde estive a aprender a fazer snowboard.

Descobri que é muito mais intenso do que fazer esqui. Adorei a experiência!

Mas o mais divertido foi quando encontrei um sítio estratégico para lançar furtivamente bolas de neve para os esquiadores. É claro que me escondia sempre que acertava em alguém!

Será que o enganei? Na verdade, passei as últimas semanas a trabalhar em Lisboa.

Dizer uma mentira através de uma mensagem de texto é bastante fácil. No entanto, quando está frente a frente com a outra pessoa tem de estar atento à sua própria linguagem corporal para evitar ser apanhado. Vou ensinar-lhe algumas pistas que aumentarão a sua credibilidade quando estiver a dizer mentiras no próximo dia 1 de abril ou, caso vá pregar alguma partida, a não ser facilmente denunciado quando for interrogado sobre o assunto.

O olhar

A primeira coisa é identificar quais são as pistas corporais associadas à mentira, de modo a evitá-las. Existe um estudo fabuloso que compilou as crenças que as pessoas têm sobre a mentira. A pergunta “Como é que sabe que alguém está a mentir?” foi feita a milhares de pessoas oriundas de 75 Países (incluindo Portugal), sendo os resultados muito curiosos.

A grande maioria dos participantes revelou que o sinal que melhor denuncia se alguém está a mentir é o desvio do olhar. Esta é a primeira pista! Quando estiver a contar a sua mentira deve olhar diretamente para os olhos da outra pessoa. Não só está a evitar ser apanhado como pode observar a reação facial da outra pessoa às suas palavras.

Os movimentos

Outra crença fundamental revelada no estudo é a associação entre o nervosismo e a mentira. Desta forma, deve evitar movimentos excessivos das mãos, do tronco, dos pés e das pernas. Isto não significa que tenha de estar imóvel. Simplesmente deve permanecer calmo e estar atento a movimentos demasiado amplos ou bruscos. É também importante não mexer na cara (boca, nariz, olhos, orelhas), esfregar as mãos ou coçar alguma parte do corpo. Caso esteja sentado, deve evitar mudar demasiadas vezes de posição.

A voz

Em relação à voz, os participantes destacaram que as mentiras estão relacionadas com as hesitações, com o gaguejar e com o aumento do tempo das pausas. As histórias falsas foram também classificadas como mais longas e inconsistentes. Finalmente, foi atribuído aos mentirosos uma postura mais séria devido ao receio de serem detetados. Deste modo, deve manter um discurso articulado, conciso e consistente e uma postura descontraída.

A melhor solução para conseguir colocar em prática estas pistas é a preparação prévia. Pode treinar várias vezes o que vai dizer e a forma como o vai dizer, bem como possíveis respostas caso seja interrogado. Isto faz com que não seja surpreendido com cenários imprevistos.

As verdadeiras pistas da mentira

A investigação que mencionei revela as crenças mais comuns sobre a mentira. Evitar estas pistas pode ajudá-lo a pregar pequenas partidas.

No entanto, a perceção por vezes é diferente da realidade. As crenças sociais sobre a mentira não coincidem necessariamente com as descobertas científicas.

Algumas das pistas são inclusive opostas. Quando alguém está realmente a mentir apresenta sinais muito específicos que são desconhecidos pela maior parte das pessoas.

Escolha a sua Moeda
EUR Euro