Será que aquela pessoa está a enganar-me? Desviou o olhar, está a mentir-me… Mexeu no nariz, está a esconder alguma coisa…
Estas ideias parecem-lhe familiares? Certamente terá lido estas noções em algum lado. A maioria da literatura popular sobre a linguagem corporal divulga estes conceitos. No artigo 3 dicas para ter um bom desempenho no dia das mentiras, mencionei um estudo que compilou as crenças que as pessoas têm sobre a mentira. A pergunta “Como é que sabe que alguém está a mentir?” foi feita a milhares de pessoas oriundas de 75 Países, incluindo Portugal. De acordo com este estudo, a maioria das pessoas considera que os mentirosos movimentam mais os braços, as mãos e as pernas.
Qual será o motivo pelo qual as pessoas relacionam estes comportamentos com a mentira?
A razão principal prende-se com o facto da movimentação corporal ser uma manifestação de nervosismo. É verdade que a pessoa pode estar nervosa por estar a mentir. No entanto, também pode estar nervosa por o assunto ter uma forte carga emocional ou por achar que não vão acreditar nela.
A ciência associada à linguagem corporal revela que os mentirosos têm uma tendência para ficarem mais estáticos e moverem menos os braços, as mãos e as pernas. São precisamente os comportamentos opostos às crenças populares!
Porque é que os mentirosos têm uma tendência para movimentarem menos o corpo?
Por dois motivos. Por um lado, um mentiroso quer passar uma imagem de credibilidade e confiança e sabe que os comportamentos de nervosismo são tipicamente associados à mentira. Desta forma, tenta controlar ao máximo os seus movimentos, restringindo-se ao estritamente necessário.
Por outro lado, quando alguém está a fabricar uma mentira está em sobrecarga mental pois tem de realizar várias tarefas em simultâneo. Tem de adotar comportamentos que aparentem ser honestos, monitorizar a reação do outro ao seu comportamento, fabricar conteúdos coerentes e comprováveis, memorizar os conteúdos fabricados e reprimir o impulso de revelar os conteúdos verdadeiros. É muita coisa ao mesmo tempo!
Para clarificar esta situação, vou lançar-lhe um desafio.
Preparado? Diga o mais rapidamente possível o nome das cores da imagem abaixo. Atenção! Não pode ler as palavras. Apenas dizer o nome das cores. Verde, vermelho… Pode começar!
Foi difícil? Como é que estava o seu corpo? Provavelmente estava mais parado para facilitar a concentração. O seu hemisfério direito dizia a cor mas o seu hemisfério esquerdo tentava ler a palavra! Estava em sobrecarga mental, tal como um mentiroso quando está a fabricar uma mentira no momento.