Recrutamento & Seleção
- Reconhecimento em tempo real das emoções dos entrevistados através das suas expressões faciais, proporcionando uma Candidate Experience positiva e diferenciadora.
- Emprego da linguagem corporal de forma eficiente para otimizar a interação com os candidatos.
- Domínio de técnicas de análise do comportamento verbal e não verbal para detetar incongruências no contexto da entrevista, facilitando a tomada de decisão e assegurando o match do perfil com a função.
Ao associar a análise do comportamento não verbal às skills do entrevistador, desenvolvemos um modelo sistémico que permite uma visão mais ampla sobre as variáveis e dimensões a avaliar no contexto do Recrutamento & Seleção.
Este conhecimento contribui fortemente para a capacitação do entrevistador na gestão da entrevista, dotando-o de uma leitura a 360º do comportamento do candidato e possibilitando uma tomada de decisão segura. Adicionalmente, trará ganhos de eficiência e eficácia para a Organização, em particular na dinamização dos projetos de R&S e na criação de uma Candidate Experience marcante – numa era digital e numa lógica de mercado extremamente competitivo, em que o talento precisa de ser conquistado.
Vendas & Negociação
- Descodificação das reações emocionais dos clientes e adequação das suas propostas em tempo real.
- Emprego da linguagem corporal de forma versátil para uma maior adaptação a cada cliente e para transmitir uma imagem confiante, de modo a facilitar a tomada de decisão.
- Domínio de técnicas de análise do comportamento verbal e não verbal para detetar incongruências e avaliar a credibilidade no contexto da negociação.
Qualquer processo de venda tem subjacente um estado emocional, independentemente de ser um bem essencial ou um serviço de luxo. Apesar de cada cliente ser único, as emoções básicas associadas à compra são universais. Os vendedores já são especialistas nos seus produtos e também podem ser especialistas na deteção de emoções, pois estas estão na base da tomada de decisão.
O domínio da análise do comportamento não verbal permite uma melhor adaptação a cada cliente e uma previsão mais fiável dos momentos-chave das várias etapas da venda, desde o acolhimento até ao fecho. A sequência típica de perguntas torna-se mais eficiente, pois a deteção das necessidades implícitas e explícitas é acelerada. As opções de up-selling e cross-selling também se tornam mais claras pois a motivação interna do cliente é detetada numa fase prévia. Desta forma, torna-se evidente a ligação direta entre o sucesso nas vendas e a capacidade de descodificação do comportamento não verbal dos clientes.
Recursos Humanos & Liderança de Pessoas
- Descodificação das emoções dos colaboradores para potenciar uma comunicação clara, congruente e empática.
- Emprego da linguagem corporal de forma mais eficiente para melhorar a interação com os colaboradores.
- Utilização de técnicas para promover o reconhecimento, monitorização e gestão interna das emoções.
A inteligência emocional é a força motriz da autoconfiança, da motivação e da tomada de decisão. Diversos estudos comprovam a ligação direta entre o quociente emocional, a felicidade e o desempenho profissional. A linguagem corporal ocupa um lugar preponderante no desenvolvimento da inteligência emocional, uma vez que o corpo é o local onde as emoções se manifestam.
A consolidação de competências sólidas na análise do comportamento não verbal permite uma descodificação das emoções dos colaboradores, facilitando o alcance de objetivos comuns e de soluções win-win. Em paralelo, a aplicação da linguagem corporal permite ao profissional adequar o seu comportamento para transmitir uma mensagem congruente, clara e empática, que será melhor recebida por todos os intervenientes. Finalmente, poderá monitorizar o seu próprio comportamento não verbal, de modo a que antecipe as suas reações emocionais e adquira uma gestão emocional mais eficaz.