O que é o Facial Action Coding System (FACS)?
O FACS é uma ferramenta desenvolvida no final da década de 70 por Paul Ekman, em colaboração com o seu colega Wallace Friesen, para medir de forma sistemática e objetiva todos os movimentos dos músculos faciais.
Uma vez que as investigações de Ekman tinham comprovado que as expressões faciais das emoções primárias são universais e oferecem pistas valiosas sobre a mentira, tornava-se fundamental estudar da forma mais aprofundada possível a face humana.
Assim, se fosse possível reconhecer com precisão quais os músculos envolvidos em cada emoção, seria mais fácil identificar o que as outras pessoas estavam a sentir, sem que estas se apercebessem. Em paralelo, seria possível detetar com mais exatidão incongruências entre as emoções expressas na face e o discurso, indicadoras de uma potencial mentira.
Para esse fim, levou a cabo uma investigação exaustiva e, ao fim de quase dez anos, conseguiu classificar e medir com precisão as várias combinações de músculos que se movem na face. Existem, no total, quarenta e quatro unidades de ação musculares responsáveis por todos os movimentos visíveis no rosto, permitindo mais de dez mil combinações possíveis!
Como funciona o Facial Action Coding System (FACS)
O sistema FACS atribui a cada unidade muscular um número específico. Vejamos o exemplo da alegria. Quais serão os músculos envolvidos nesta emoção? Em primeiro lugar, temos o levantamento dos cantos dos lábios, movimento correspondente ao músculo Zygomaticus Major e à unidade de ação muscular 12.
E em relação aos olhos? Muitas pessoas referem os pés de galinha em redor dos olhos. Apesar de importantes, estes não são a pista mais fiável, uma vez que podem surgir como consequência do levantamento dos cantos dos lábios.
O músculo que envolve os olhos (Orbicularis Oculi) é composto por duas zonas distintas: a zona interna corresponde às pálpebras (unidade de ação muscular 7) e a zona externa, semelhante a um donut, corresponde à região mais ampla em torno do olho (unidade de ação muscular 6). Ora, é precisamente este último movimento que é ativado na alegria! Não é o estreitamento das pálpebras, mas o apertamento da região externa do olho.
Após codificar todos os músculos de uma dada expressão, coloca-se uma letra a seguir a cada número, com a intensidade específica de cada unidade muscular (a letra A corresponde à intensidade mais subtil e a letra E à mais intensa), e organizam-se os números por ordem cronológica. Um exemplo seria 6C+12D. Apesar de parecer uma fórmula matemática, é a codificação da expressão universal da alegria!
Em que é utilizado o Facial Action Coding System (FACS)
O FACS é a mais completa ferramenta de investigação do rosto humano. É amplamente utilizado pela comunidade científica para codificar de forma objetiva todas as contrações musculares, que ocorrem durante um breve piscar de olhos.
Este sistema passou a ser utilizado em inúmeras áreas, como o marketing, a psicologia, a investigação criminal e até pelo cinema de animação, que o adotou para desenhar de forma mais realista as expressões faciais das personagens. Os primeiros filmes que utilizaram o FACS foram Shrek, da DreamWorks, e Toy Story, da Pixar.
O FACS foi revisto em 2002 por Paul Ekman e Wallace Friesen, com a colaboração de Joseph Hager e, neste preciso momento, está a ser alvo de uma nova atualização pela mão de Erika Rosenberg.